Cidades

Rotina de festas para uns, desespero para outros em Copacabana, no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Rotina de festas para uns, desespero para outros em Copacabana, no Rio
Moradores registraram a fila na boate no final da madrugada em dia de semana. Foto: Reprodução de vídeo

Moradores da Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, denunciam irregularidades em uma boate, vizinha a um edifício residencial. O estabelecimento estaria funcionando há pelo menos um mês e há cerca de dez dias para eventos diários durante a madrugada até o início da manhã. Além do som alto, a denúncia também ressalta para o descumprimento das medidas restritivas durante a pandemia.

"Fica difícil pra dormir. Quem mora para cima escuta tudo. Sou militar, trabalho cedo e estou há três dias sem dormir, tendo que fazer plantão de 12 horas. Fica difícil", reclama Artur Carvalhaes, de 29 anos, bombeiro militar.

Moradores registraram a entrada do espaço nesta quarta-feira (6) por volta das 5h. Pela imagem, apesar do horário, jovens são flagrados na fila para entrar na boate.

O bombeiro garante já ter feito contato com a Prefeitura do Rio, mas não obteve resposta.

Em outubro do ano passado, a Prefeitura do Rio autorizou a reabertura de bares, restaurantes e casas de shows da cidade de forma gradativamente.

O início da fase 6B permite o retorno de casa de shows, mas com restrições: lugar marcado, venda de ingressos pela internet e limitação de 50% da capacidade e público. A música ao vivo passa a ser liberada em bares e restaurantes, mas sem pistas de dança. Boates, por exemplo, ainda não têm permissão de funcionar.

Questionada sobre ações de fiscalização no local e sobre o cumprimento das medidas restritivas, a prefeitura informa que a Unidade de Ordem Pública (UOP) de Copacabana atua diariamente na fiscalização e que irá incluir o endereço denunciado no roteiro de patrulhamento e de fiscalização.

A prefeitura destaca a necessidade da denuncia através da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 1746, que funciona 24 horas.  

Já a casa de show Black Cat também foi procurada sobre a permissão de alvará para funcionamento e que medidas adota para garantir o cumprimento das determinações, mas ainda não respondeu às solicitações.

< Covid-19: toque de recolher no Paraná e alerta em Santa Catarina Sequestro e carreata armada assusta em São Gonçalo <